Acessibilidade

Notícias

Secretaria Municipal de Educação realiza Seminário Alfabetização na Idade Certa

Na noite de segunda-feira, dia 04 de novembro de 2013, às 19 hs realizou-se no Centro de Tradições Gaúchas Porteira Velha, o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), juntamente com a Orientadora de Estudo professora Elivete Castelli e professoras alfabetizadoras da rede municipal de Saldanha Marinho. Professoras: Irengarte H.Araldi, Sandra do Nascimento, Janaina Fim, Letícia Verzegnazzi e Lovane Hauck. O Pacto é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, Municípios e Entidades para firmar compromisso de alfabetizar até no máximo 8 anos de idade, o que compreende do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Presentes no Seminário o Prefeito Municipal Volmar Telles do Amaral, Vice-Prefeito Selmo Damiani, Presidente da Câmara de Vereadores Juscelino Moreira, Secretaria Municipal de Educação Silvani Jörgensen, professores da rede municipal, Direção e Coordenação das Escolas Municipais e Estadual, funcionárias das escolas, pais, alunos e demais pessoas. Presentes também no evento professores da rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara do Sul e Patrão do CTG Porteira Velha Dieison Goergen. Agradecemos a presença de todos, e agradecemos também as funcionárias das escolas e da prefeitura Municipal pela organização do gostoso lanche e café que prepararam para esta noite. Os trabalhos foram coordenados pela professora Cristiane Miotto, Coordenadora do programa.

04/11/2013
Continuar Lendo

Curso de Informática Básica

Na tarde do dia 05 de novembro, iniciou o curso de informática básica na Biblioteca Pública Municipal, para alunos da terceira idade. O curso está sendo ministrado pela professora Gabriela, acadêmica do curso de Sistemas de Informação e supervisionado pelo professor Paulo Baltazar Birkhan. A iniciativa do curso surgiu pela indicação apresentada na Câmara Municipal de Vereadores pela Veradora Ângela Fachinello.

05/11/2013
Continuar Lendo

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS EM SALDANHA MARINHO

Foi realizado em Saldanha Marinho entre os dias 04 e 06 de novembro o curso de Aproveitamento Integral de Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso foi realizado por intermédio do Sindicato Rural de Santa Barbara do Sul, e teve como parceiros a Três Tentos Agroindustrial e a Secretaria Municipal de Educação de Saldanha Marinho, sendo que o curso teve como local de realização a sede da Três Tentos Agroindustrial. O curso foi ministrado pela instrutora Joelma Rodrigues da Silva, do SENAR que abordou vários temas relacionados a alimentação e nutrição durante os três dias de curso. O público alvo eram agricultoras das comunidades do município, porém houve também uma boa participação de moradoras da cidade, cozinheiras das escolas municipais e da nutricionista Flávia Ferreira, responsável pelos cardápios da merenda escolar. As mulheres participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre conceitos básicos de nutrição, alimentação, saúde, armazenagem e conservação de alimentos e receitas saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos. Além disso, a instrutora realizou uma atividade na Academia de Saúde, onde ensinou como usar os aparelhos e técnicas de respiração para realizar uma corrida de maneira correta. A nutricionista realizou a pesagem e a avaliação nutricional das participantes do curso. Durante todos os dias do curso as refeições realizadas eram preparadas pelas próprias participantes com receitas contidas no Manual do Treinado, material este elaborado pelo SENAR que foi entregue a todas que participaram do curso. As participantes ficaram muito satisfeitas com o curso e com as receitas, ficando empolgadas para a realização de novos cursos oferecidos pelo SENAR.

04/11/2013
Continuar Lendo

Seminário Municipal do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Na manhã de quarta-feira, dia 30 de outubro, os professores e a Secretaria de Educação de Saldanha Marinho Silvani Jorgensen participaram do Seminário Municipal do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Santa Bárbara do Sul. Parabéns à todos pela organização e apresentação dos trabalhos.

24/10/2013
Continuar Lendo