Acessibilidade

Rota do Jacuí Mirim: uma novidade para o turismo de Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul

Publicado em 24/05/2019

Uma visitação experimental na Rota do Jacuí Mirim marcou a consolidação do programa de Turismo Rural do Senar/RS, desenvolvido nos municípios de Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul. Durante a manhã e à tarde do dia 16 de maio todos puderam conferir o resultado do curso, que originou na criação desta rota que integra as potencialidades dos dois municípios.

Participaram da programação representantes do Poder Público, entre eles o Vice-prefeito de Saldanha Marinho, Selmo Damiani, e o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Bárbara do Sul, José Odilon Orsolin. Também acompanharam as visitas a Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes, Supervisor Regional do Senar/RS, Diego Coimbra, Instrutora Marielen Costa, empreendedores de turismo e comunidade em geral.

O roteiro iniciou em Saldanha Marinho com visitação e café colonial no Moinho Thiesen. Em seguida teve uma parada no Orquidário Nova Era, que além das lindas orquídeas, também expôs os trabalhos das artesãs do município. O almoço foi no interior de Santa Bárbara do Sul, no Galpão da Alegria, onde a boa gastronomia e as músicas nativistas alegraram a todos. Finalizando o dia, a recepção foi na Cervejaria Santa Bárbara, com degustação de cervejas artesanais e exposição do artesanato do município.

Conforme a Diretora Carolina, a Rota do Jacuí Mirim vem para somar aos atrativos turísticos da nossa região, pois possuí grandes potenciais que chamam a atenção dos visitantes e podem ser explorados. “Percebemos durante a visita as curiosidades, gastronomia, histórias e belezas que estão presentes na nossa região, além de toda a hospitalidade do nosso povo. A Rota do Jacuí Mirim irá somar e muito com os atrativos que os municípios já possuem, como as caminhadas e a canoagem”, destaca Carolina.